Com recorde de público, Governo encerra festas em balanço positivo na segurança

O Governo de Roraima fechou positivamente a Expoferr Show 2023 (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima). O balanço feito sobre a segurança e trânsito superou as expectativas. A Feira iniciou na terça-feira, 14, e encerrou neste sábado, 18, com o show do artista nacional Dorgival Dantas.

Durante os cinco dias de festa, 505 mil pessoas passaram pelo evento promovido pelo Governo de Roraima. Foram mais de 150 mil apenas na sexta-feira, 17, com o show de Wesley Safadão, seguido de outros 135 mil espectadores neste sábado, 18, com o cantor Dorgival Dantas.

De acordo com o governador Antonio Denarium, a Expoferr Show 2023 superou as expectativas em todos os sentidos. Inclusive na segurança do evento. “Os números de ocorrências apresentados pela Polícia Militar foram extremamente positivos. Considerando a amplitude do evento, tivemos uma festa muito tranquila e muito segura para os nossos visitantes”, destacou

O comandante-geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano, avaliou a festa de forma positiva. “Foi um sucesso. É um evento de grande porte, maior do que o esperado. Só na sexta-feira tivemos um pico de 150 mil pessoas, seguido da noite de sábado, com mais 135 mil”, frisou.

O público visitante contou com um ambiente tranquilo e seguro com a presença de todas as forças de segurança. Foram 1.287 policiais em dias intercalados, sendo 250 militares por dia, além das polícias Civil, Penal, Corpo de Bombeiros e Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).

A funcionária pública Maraselvas Soares Leite aproveitou a última noite para levar a família para conhecer a estrutura do Parque de Exposições. “A exposição deste ano foi maravilhosa, foi nota 1000. A segurança perfeita, todos os estandes identificados, vários empresários de outros estados, agricultura familiar sendo valorizada, foi ótima! Eu amei!”, disse.

TRANQUILIDADE NO TRÂNSITO

O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, disse que, mesmo tendo grande fluxo de veículos na nas estradas que dão acesso à Expoferr Show 2023, não aconteceram muitos acidentes.

Dadas as proporcionalidades do evento, estamos fechando a Expoferr de forma muito positiva, pois tivemos apenas três ocorrências de acidentes. Fizemos um trabalho de integração com as forças de segurança para garantir a tranquilidade no trânsito. Identificamos os pontos de maiores dificuldades e vamos planejar melhorias para o ano de 2024, assim oferecermos maior comodidade”, descreveu.

Feira contou com monitoramento por câmeras em tempo real

Com o apoio de todas as forças de segurança, a Secretaria de Segurança Pública realizou o monitoramento eletrônico em tempo real em todo o Parque. Cerca de 60 câmeras de monitoramento estiveram ligadas 24h. Destas câmeras, 25 têm reconhecimento facial para identificação de possíveis infratores ou qualquer situação que pudesse atrapalhar a realização da festa.

O monitoramento eletrônico mais uma vez foi um sucesso. Mesmo ontem [sexta-feira], com mais de 150 mil pessoas na feira, fizemos um grande trabalho que trouxe bastante resultado. Fizemos a prisão de alguns indivíduos e os conduzimos para a delegacia. Acredito que o monitoramento eletrônico é uma ferramenta que veio para ajudar a segurança pública de forma exemplar e acredito que será utilizada em grandes eventos do Estado”, garantiu o secretário de Segurança Pública, André Fernandes.

TRABALHO PREVENTIVO

A Expoferr também garantiu a segurança do público visitante com a prevenção de acidentes com equipes do Corpo de Bombeiros Militar. As equipes se revezaram durante os cinco dias de feira.

O comandante de prevenção de acidentes, o tenente Rogério David, avaliou os cinco dias de evento e disse que não foram registrados atendimentos de ocorrências graves. “O nosso serviço aqui se baseia na prevenção sobre qualquer tipo de acidente. O balanço para os cinco dias é que não atendemos nenhuma ocorrência relacionada a fogo, nem colisão de veículos próximo à região. Na sexta, um acidente com equino, relacionado a queda e dois atendimento pré-hospitalar, sobre cortes, embriaguez, queda de pressão [desmaio], atendemos em média dez pessoas por noite. Então o balanço é positivo tendo em vista a magnitude no evento”, expôs.