Feira festeja colheita da soja em RR

Celebrando o fortalecimento do agronegócio em Roraima, a Expoferr 2022 também comemora a safra da soja, momento oportuno para a economia do Estado que a cada ano vem crescendo vertiginosamente no setor de grãos, incluindo as culturas de milho e arroz.

Em setembro iniciamos a coleta da soja, estimada esse ano em 120 mil hectares diante de um cenário otimista de alcançarmos até 140 mil hectares de produção. Com a chegada da Expoferr, o momento também é oportuno para celebrarmos esta produção”, destacou Emerson Baú, titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

Roraima como fronteira agrícola possui aproximadamente um milhão de hectares de área líquida aptas para o cultivo da soja. Estas áreas se encontram em regiões de serrado, distribuídas nos municípios de Boa Vista, Cantá, Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí e Iracema.

Com a regularização fundiária garantindo segurança jurídica para as famílias rurais, a produção sustentável potencializada nas lavouras favorece acessibilidade aos insumos, garantindo, sobretudo, mais trabalho e renda com a produtividade gerando alimento para os bichos do campo e desenvolvimento para as cidades”, reforçou o secretário.

Ao todo, com a inserção das grandes culturas: milho, arroz e soja, foram plantados em Roraima 200 mil hectares, em 2022. “Com o projeto do milho na Agricultura Familiar e Indígena, três mil hectares também estão inseridos. E com o desempenho braçal na Agricultura Familiar e empresarial, mais de 20 mil pessoas estão trabalhando na produtividade rural”, concluiu o governador Antonio Denarium.

 

TODO MUNDO CONSOME SOJA

A palavra ‘soja’ vem do japonês shoyu; A planta é originária da China e do Japão; Pertencente à família do feijão, lentilha e ervilha; Empregada na produção humana e animal: derivados de carne, chocolate, temperos, massas, bebidas, papinhas para bebês, alimentos dietéticos, farinha, óleo, biodiesel, pneus, cosmético, tintas e indústria farmacêutica.

Usada há milhares de anos na culinária, um grão de soja é composto de aproximadamente 18% de gorduras, 39% de proteínas, 15% de fibras, 16% de carboidratos e 15% de umidade, além de uma pequena quantidade de outros componentes.

 

SERVIÇO

Expoferr 2022

Dias 11 a 15 de novembro

Parque de Exposições Dandãezinho

Monte Cristo, Boa Vista