Durante a Expoferr Show 2024, o público visitante contou com um ambiente tranquilo e seguro nos vários espaços do maior evento agro do Norte do Brasil. Para oferecer segurança e tranquilidade ao público nos cinco dias de festa, o Governo de Roraima esquematizou o policiamento ostensivo, de apoio e a estrutura de monitoramento eletrônico em tempo real e com reconhecimento facial.
O governador Antonio Denarium explicou que a segurança do evento é fortalecida por uma ampla integração das forças de segurança, que atuam em conjunto para garantir a tranquilidade dos participantes. “O Governo de Roraima se empenhou em garantir a segurança de todos durante a Expoferr, com uma integração eficaz entre as diversas forças de segurança do Estado. A colaboração entre a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e outros órgãos foi fundamental para proporcionar um ambiente tranquilo para os frequentadores e trabalhamos de forma conjunta para garantir que o evento transcorresse de maneira segura, protegendo tanto as pessoas quanto o patrimônio“, disse o governador.
A Polícia Militar participou com um efetivo elevado, realizando o policiamento preventivo em todo o parque. A Polícia Penal também colaborou na segurança interna, enquanto o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) organizou o fluxo de veículos e promoveu ações educativas nas vias próximas. Além disso, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) esteve presente nas vias de acesso que levam ao evento, reforçando o monitoramento e o controle de tráfego.
Polícia Civil
Com uma Delegacia Móvel instalada no Parque Dandãezinho, a Polícia Civil realiza o registro de boletins de ocorrência, solicitações de Medidas Protetivas de Urgência e outros procedimentos voltados a incidentes no local, atuando com um efetivo de 52 policiais, entre agentes, escrivães e delegados.
De acordo com o delegado geral em exercício, Luciano Silvestre, o esquema de segurança foi cuidadosamente planejado para atender o público durante os cinco dias de evento. “Nossa equipe está alocada próxima ao Centro de Equoterapia e conta com o apoio móvel do GRT [Grupo de Resposta Tática] para garantir uma resposta rápida a qualquer situação que possa surgir”, afirmou.
A corporação registrou, durante da Expoferr Show, apenas um caso de violência doméstica, um incidente de resistência à abordagem policial, uma ocorrência relacionada a objetos perdidos, três ocorrências de furtos e uma de estelionato. “Esses dados refletem o sucesso da operação e a eficácia da integração entre as forças de segurança, assegurando um ambiente seguro para todos os presentes. A Polícia Civil, com o apoio dos demais órgãos, atuou até o fim do evento, mantendo a ordem e o bem-estar dos visitantes“, disse.
Corpo de Bombeiros
O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) trabalhou antes mesmo do início da feira, com vistorias e análise das estruturas que foram montadas e o trabalho foi contínuo. A corporação manteve uma equipe fixa, uma equipe de combate a incêndio, uma equipe com resgate para fazer os atendimentos de urgência e emergência, de atendimento pré-hospitalar e uma equipe também de salvamento, resultando em aproximadamente 20 militares por dia.
O comandante-geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos, destacou a atuação da corporação durante a Expoferr, com foco no trabalho preventivo e no atendimento às ocorrências no evento, garantindo a segurança e o bem-estar dos participantes. “Tivemos algumas ocorrências pequenas, como casos de embriaguez e desconforto respiratório devido ao calor. No rodeio, é comum ocorrerem algumas quedas, que exigem cuidados, mas nenhuma dessas pessoas precisou ser removida do parque. Há um posto de atendimento da Secretaria de Saúde dentro do parque, onde essas pessoas foram encaminhadas, avaliadas e liberadas no local, sem necessidade de remoção para o Hospital Geral de Roraima“, pontuou o comandante.
Polícia Militar
A PMRR (Polícia Militar de Roraima) reforçou o policiamento no parque, com viaturas e oficiais de serviço em operação 24 horas por dia. Desde a última terça-feira, 5, primeiro dia de evento, uma equipe de 30 policiais iniciou o trabalho de recepção ao público. Durante a noite, o efetivo foi ampliado para 150 policiais, e a operação seguiu até a quinta-feira, 7. A partir de sexta-feira, 8, um reforço de 50 agentes foi enviado para cobrir o final de semana, totalizando 200 policiais no local. A corporação não registrou ocorrências de danos a veículos, furtos ou qualquer outra ocorrência de natureza criminal. “Procuramos distribuir o policiamento por todo o perímetro, de forma que, independentemente de onde as pessoas olhassem, pudessem ver um policial militar. Não houve ocorrências registradas pela Polícia Militar. Tivemos apenas uma ou duas orientações, como mencionou o delegado, e um registro de ocorrência por falta de documentação”, explicou o comandante-geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano.