Governo conquista selo carbono neutro na Expoferr Show 2023

A 42ª Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) fez história também como o primeiro evento Agro Carbono Neutro no Estado, liderando o caminho para um agronegócio sustentável no extremo Norte do Brasil.

Esta conquista pioneira resulta de uma parceria estratégica entre o Governo de Roraima e a Carbonext posicionando a Expoferr Show como o primeiro evento do Estado a adotar práticas sustentáveis”, explicou Marcio Grangeiro, titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

A obtenção do selo Carbono Neutro, segundo o secretário, representa o compromisso do Governo de Roraima trabalhando as premissas do Plano Roraima 2030 sob o Eixo de Desenvolvimento Sustentável. “Esta iniciativa aplicada na Expoferr Show destaca-se como referência também para outros eventos, reforçando o papel do poder executivo com a responsabilidade ambiental”, reforçou.

Durante a Feira, houve a compensação de créditos de carbono, sendo neutralizadas as emissões de gases do efeito estufa. “E esta foi também uma oportunidade para empresários do setor agrícola conhecerem melhor as tecnologias inovadoras que atuam na preservação do meio ambiente, garantindo mais desenvolvimento econômico”, concluiu o coordenador Reginaldo Rubhi.

O certificado foi gerado pela Verra, considerada a maior certificadora mundial de compensações voluntárias de carbono.