A 2ª edição do Hackathon Agrotech foi concluída nesta quinta-feira, 7, com a distribuição de mais de R$ 12.000 em prêmios, durante a programação do Hub Roraima Innovation, na 43ª Expoferr Show. As equipes Cultivo Certo, Agro Sentinelas e Celestiais se destacaram, conquistando o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
Segundo o coordenador Reginaldo Rubhi, “Foram 88 inscritos, distribuídos em 19 equipes altamente motivadas, competindo por 6 vagas numa maratona contínua de 32 horas, enfrentando desafios reais, propondo soluções tecnológicas para fortalecer o agronegócio regional sob o tema Monitoramento, Notificação e Alerta de Pragas Quarentenárias”, explicou Rubhi.
No Pavilhão do Agronegócio, o governador Antônio Denarium e o secretário de Agricultura Marcio Grangeiro participaram da solenidade e destacaram o valor da competição para o desenvolvimento de soluções de impacto no setor agropecuário. “Esses desafios reforçam a necessidade de integrar o conhecimento do campo com ferramentas digitais, promovendo uma agricultura mais inteligente e sustentável”, afirmou Denarium.
O engenheiro mecatrônico Marcelo Andrade, integrante da equipe campeã, comentou a experiência. “Nosso foco foi encontrar soluções para o combate às pragas quarentenárias, especialmente a mosca da carambola, que afeta Roraima. Nossa equipe trabalhou intensamente, madrugada adentro, em uma jornada desafiadora para alcançar esse resultado”, enfatizou.
O secretário Marcio Grangeiro ressaltou que a realização do Hackathon Agrotech reafirmou na Expoferr Show o compromisso do Governo de Roraima com a transformação digital e a inovação no campo. “O evento não só premiou os vencedores, como também incentivou a criação de novas startups e soluções práticas para o agronegócio, tornando-o mais eficiente, conectado e pronto para o futuro”, concluiu o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).