Grande parte do público que visita a 42ª Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) procura momentos de lazer e diversão com a família durante o evento anual. A feira promovida pelo Governo de Roraima, que termina neste sábado, 18, oferece atividades que contemplam adultos e crianças, como os passeios a cavalo do Centro de Equoterapia.
A equipe da unidade, que funciona no Parque de Exposições Dandãezinho, fica responsável por conduzir os pequenos cavaleiros e amazonas em algumas voltas no picadeiro do centro. Montadas nos cavalos, as crianças se divertem enquanto pais e mães acenam e tiram fotos de recordação dos filhos.
O coordenador do Centro de Equoterapia, Andrios Macedo, explicou que durante os dias de evento da Expoferr Show, a unidade está oferecendo o passeio a cavalo para o público visitante. Uma média de 30 famílias participam da programação por dia, pagando apenas R$ 10 por passeio.
“É um valor revertido para algumas atividades do Centro. O passeio são duas voltas no picadeiro do Centro com a equipe de funcionários que conduzem os cavalos e os mediadores, que ficam ao lado da pessoa que está fazendo esse passeio”, detalhou Andrios, que afirmou ainda que muitas famílias estão à procura do momento de lazer e interação com os animais na Expoferr.
É o caso da assistente jurídica Louise Nunes, de 32 anos, mãe das meninas Alice e Bella. Ela relatou que a ideia de ir para a Expoferr à tarde foi para aproveitar um programa tranquilo em família, antes da chegada da multidão de espectadores do show do forrozeiro Wesley Safadão, a grande atração do evento na noite de sexta-feira, 17.
“A equoterapia é um momento muito bom com os animais, né? E essa experiência do passeio é algo que a Bella, a menor, ainda não tinha tido. É muito bom ela ter esse contato com o animal nesse ambiente familiar, que você pode vir e desfrutar a parte de alimentação. Para mim está sendo uma experiência muito legal de colecionar momentos e memórias com as minhas filhas”, relatou.
A UNIDADE
O Centro de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães existe desde 2003 e, atualmente, atende cerca de 170 pessoas a partir dos 3 anos de idade. O método de reabilitação utiliza o cavalo em abordagens interdisciplinares, unindo saúde, educação e equitação para auxiliar no desenvolvimento biopsicossocial dos atendidos.
São 12 cavalos que pertencem à estrutura, com atendimento de segunda a sexta-feira, durante dias comerciais, com intervalo para almoço.