Fazendinha leva diversão e conhecimento sobre o agro para a criançada

A 42ª Expoferr Show 2023, promovida pelo Governo de Roraima, traz muita diversão para toda a família. Quem passa pelo Parque de Exposições Dandãezinho não pode deixar de marcar presença nos ambientes Fazendinha, da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e no espaço temático “Nosso Jeito de Viver”, da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas). Todo o local é um espaço interativo dedicado a criançada.

Na Fazendinha, as pessoas têm a oportunidade de aprender sobre agricultura, técnicas de cultivo, criação de animais, preservação ambiental, colheita de frutas degustação de produtos locais, além da criançada poder fazer um passeio de cavalo ou pônei.

O autônomo Alex da Silva faz questão de trazer todo ano a família para conferir as atrações da feira. Ele aproveitou para levar a filha Ayla Silva, de 6 anos, para fazer o passeio pela Fazendinha e dar uma voltinha em cima do pônei. “Eu vim ano passado e, esse ano está melhor, bem mais organizado. Esse espaço para as crianças é maravilhoso. Parabéns ao Governo de Roraima por promover, realmente, a feira é uma atração para toda a família”, pontuou.

Quem também veio conferir a maior festa agropecuária da região Norte foi o contador Nilson Pereira, que trouxe o filho Cauã Pereira, de 7 anos, para fazer o passeio à cavalo. Segundo ele, a Expoferr já está no calendário da família e o filho faz questão de marcar presença. “Além de ser uma feira com todo o aparato tecnológica voltada ao Agro é uma feira que tem espaço para as crianças e dá oportunidade delas terem contato com os animais, e isso é muito bom. Assim que viu a divulgação na TV, meu filho já me convocou ‘pai, esse ano não esquece que vou andar de cavalo‘, disse o pai, enquanto filmava o passeio do pequeno.

PASSAPORTE

Neste ano, a Fazendinha conta com uma super novidade: uma rota agrotemática, projetada para oferecer aos pequenos visitantes uma experiência de contato com os animais e degustação de produtos locais. Possui um “passaporte”, que pode ser carimbado e completado de acordo com o trecho que o visitante passou.

Conforme Carmen Lúcia, uma das coordenadoras da Rota do Agro, a ideia do passaporte é fazer as crianças se divertirem e, ao mesmo tempo, aprenderem sobre técnicas de cultivo e preservação ambiental, entre outras atrações. “A rota funciona como um jogo interativo para incentivar as crianças a conhecerem a cadeia produtiva de Roraima. Neste passaporte tem um mapa e, cada espaço que os pequenos passam, eles ganham um carimbinho e, no final, chega à agricultura familiar, onde ganha um brinde surpresa“, explicou.

A Expoferr Show é uma festa que tem espaço para todas as idades. A maior e mais tradicional feira agropecuária do Estado de Roraima acontece até o próximo sábado, 18, no Parque de Exposições Dandãezinho.