Maratona tecnológica promove soluções inovadoras para o agro na Expoferr Show 2023

A Expoferr Show 2023, promovida pelo Governo de Roraima, está cheia de novidades e inovações no setor do agronegócio. As parcerias estratégicas firmadas trouxeram para dentro da festa, novas possibilidades para os produtores e possíveis investidores.

Tem gente até programando softwares durante a feira, em busca de soluções tecnológicas para atender esse segmento que cresce e impulsiona a economia em Roraima.

“Tenho certeza que a inovação trará muitos benefícios e transformação digital para o futuro do agronegócio, pois trabalhamos valorizando os empreendedores que estão aqui e atraindo novos investidores. Roraima é o Estado que tem o maior crescimento do PIB [Produto Interno Bruto], maior crescimento de área plantada e de rebanho. Isso, é prova que está dando certo e o Governo não para de trabalhar. Trabalhamos para construção de um Estado promissor”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

Em conjunto com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas), a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) coordena a Hackathon, uma maratona de inovação que tem a finalidade de encontrar soluções para os problemas enfrentados pelo agro.

Serão mais de 30 horas com os programadores e designers focados em desenvolver um software ou apresentar uma solução tecnológica e inovadora, que potencialize a competitividade e crescimento no mercado. “Juntamos o que temos como vocação natural da economia, com aquilo que também está em evidência, que é a tecnologia. A feira é um ambiente agropecuário, e temos o desafio de fazer com que os programadores olhem o setor produtivo como uma oportunidade de ver os problemas e gerar solução”, enfatizou o coordenador de inovação da Seadi, Reginaldo Rubhi.

Ao todo, cerca de 30 pessoas participam da Hackathon, divididas em cinco equipes. O time vencedor recebe uma premiação de R$ 5 mil. O resultado será divulgado nesta quinta-feira, 16, durante a Expoferr Show.

Quem está nessa disputa é o professor do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) Wilson Alves, com o time de alunos intitulado “Agrotech Macuxi”. Para ele, essa foi uma oportunidade de praticar o que é debatido na sala de aula e apresentar novas possibilidades.

Nossa proposta é criar uma plataforma, onde produtores vão colocar os seus problemas, profissionais da área do agro vão se cadastrar colocando suas especialidades. Então, a plataforma quer fazer esse ‘match’ entre produtor rural e profissionais. Essa iniciativa traz muitos benefícios não só para os acadêmicos, mas para a sociedade, tendo várias pessoas procurando como solucionar problemas reais”, explicou Wilson.

No Pavilhão Integrado de Agronegócio, formado pelo Sebrae-RR, Faerr (Federação da Agricultura do Estado de Roraima), Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), Fecomércio-RR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima) e Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), é possível encontrar outras oportunidades entre cursos, palestras e networking, com investidores para otimizar as redes de contato e fomentar a geração de novos negócios.

No penúltimo dia da programação, na sexta-feira, 17, será realizado o “agroday” com Meetups, ou seja, diferentes tipos de encontros voltados para fomentar o tema. Entre eles estão “Como educar crianças a usarem as atuais tecnologias, para que tenham um futuro sadio e profícuo”, com a facilitadora e chefe-coordenadora de Indústria Criativa e Sustentável da Seadi, Kátia Vizzoni.

O EJE (Encontro da Jornada Empreendedora), que fomenta a cultura do setor, tem foco em investimentos em inovação do agro com a cooperativa Sicredi, além de um bate-papo com empreendedores rurais sobre a tecnologia “Teletanque”, solução para aumentar a produção da piscicultura, para atender a demanda crescente de forma sustentável.

Essas são algumas das possibilidades para quem está à procura de inovação na maior feira agropecuária da Região Norte. Mas, ainda tem muita programação e entretenimento com os shows locais e nacionais pela frente, que ocorre até sábado, 18, no Parque de Exposições Dandãezinho.