A Expoferr Show 2023 está repleta de atrações. E, para convidar as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre o comércio internacional, o Governo de Roraima por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) criou uma Arena Internacional para melhorar o mercado de exportações.
O objetivo é convidar os produtores nacionais e empresários internacionais para conhecer mais sobre os produtos e tecnologias desenvolvidas aqui no Estado. Além do agronegócio, o espaço busca ampliar o setor de vendas no Comércio e Serviços.
A feira está sendo vista como um centro de atrações e contou com a presença da representante da primeira-ministra de Barbados, Alphae Wiggins, do ministro da Saúde da Guiana, Frank Anthony, do governador da região de Rupununi, Bryan Allicock, e do prefeito de Lethem, Jhon Macedo. “Tenho buscado estreitar as relações com os nossos vizinhos Guiana e Venezuela, além de ampliar o mercado de exportações para Barbados, um país localizado no Caribe. E, nossa Expoferr Show, abre novas possibilidades de negócios”, disse o governador Antonio Denarium.
O coordenador de negócios internacionais da Seadi, Eduardo Oestreicher, explicou o papel da secretaria na atração de novos negócios, investimentos e nas relações com as autoridades e empresários. “Nós fazemos esse papel de interlocutor do comércio exterior de Roraima com os nossos países vizinhos, mas, também com os blocos econômicos que estão aqui próximos ao Norte do Brasil, que envolve todas as ilhas do Caribe. E, aí, nós entramos nesse projeto. Já temos um comércio forte na parte de internacionalização de produtos com a Venezuela e estamos abrindo esse novo mercado na perspectiva do crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] da Guiana”, reforçou.
FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO
Nos últimos dias, Roraima tem aumentado o volume de negócios e exportações significativamente, principalmente no comércio exterior. “O comércio exterior é uma grande janela de oportunidades de desenvolvimento econômico de Roraima. Estamos aumentando em um percentual significativo. Não à toa, Roraima chegou no 2º lugar do Brasil de desenvolvimento econômico. Em 2022, alcançamos mais de 517 milhões de dólares em exportações das empresas de Roraima. Em volume de carga, representa uma média de 329 carretas de 30 toneladas por semana”, destacou Eduardo Oestreicher.
O ministro da Saúde da Guiana, Frank Anthony, disse que a visita busca reforçar a relação do seu País com Roraima. “Estou aqui por dois motivos. Um deles é visitar a feira, observar os acontecimentos e promover a união dos nossos países, dos nossos povos. O segundo motivo é participar de um evento em Brasília, a convite do Ministério da Saúde do Brasil”, relatou.