Revolucionando a forma como os cidadãos interagem e compreendem a gestão territorial do Estado, o Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), desenvolveu uma plataforma online inovadora com objetivo de proporcionar uma experiência também educativa.
“A nova plataforma do ZEE-RR (Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima) permite aos usuários aprender e compreender de forma mais fácil e acessível como estão distribuídos os recursos naturais no Estado, como vegetação e solos, entre outros estudos relevantes”, destacou a coordenadora Cintia Castro.
Lançada durante a Expoferr Show 2023, a plataforma foi apresentada na Rota do Agro para pesquisadores, produtores, acadêmicos e público em geral. “Além de facilitar e popularizar o acesso às informações sobre a gestão territorial, a plataforma também busca auxiliar na tomada de decisões estratégicas, fornecendo dados atualizados e confiáveis para os tomadores de decisão do Estado, sejam eles estudantes ou profissionais atuantes nas mais diversas áreas”, reforçou Cintia.
Para o secretário Marcio Grangeiro, a plataforma online é uma inovação que favorece o processo de implementação do ZEE-RR. “Essa ferramenta agora é parte essencial do dia a dia de todos os cidadãos de Roraima. E o nosso intuito é que ela seja utilizada não apenas por especialistas, mas também pela comunidade em geral“, comentou.
Com um design intuitivo e funcionalidades interativas, a plataforma está disponível no endereço: https://zee.rr.gov.br/, permitindo que os usuários explorem de forma fácil e dinâmica as informações relacionadas à gestão territorial, sendo possível acessar mapas que fornecem uma visão abrangente e detalhada sobre a distribuição dos recursos naturais do Estado. Além disso, a plataforma também auxilia no aprendizado e na compreensão dos conceitos relacionados à gestão territorial.
“Atualmente, temos uma base cartográfica de dados escalável, sempre atualizada e a próxima etapa é permitir a interação online com as demais coordenações da Seadi, fluindo análises precisas com mais de 50 camadas temáticas. E com a plataforma do ZEE-RR aberta ao público, a nossa expectativa é que se torne uma referência no campo da gestão territorial, contribuindo para a valorização das potencialidades, conscientização e preservação dos recursos naturais de Roraima”, concluiu Cintia.