Com a finalidade de sensibilizar a população sobre os cuidados no trânsito, o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) está promovendo atividades educativas na 42ª edição da Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), que segue até este sábado, 18.
Durante os cinco dias de evento, o órgão está com um estande apresentando jogos educativos para as crianças, materiais com dicas de segurança e orientações sobre o trânsito.
As atividades integram a minicidade, que faz parte do projeto “Se essa rua fosse minha”, que recria um ambiente simulando as condições encontradas nas cidades, como cruzamentos, faixa de pedestres, calçadas, placas de sinalização e ciclovia.
A chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito do Detran-RR, Andréia Nicoletti, falou sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito. “Nesses períodos festivos é necessário redobrar a atenção no trânsito para evitar possíveis acidentes e, por ser um grande evento, enxergamos uma oportunidade de trabalhar essa conscientização com a população através de atividades lúdicas e informações que fazem a diferença no trânsito”, pontuou Andréia.
A aluna Heloyse Vitória Pereira Sousa, 8 anos, da Escola Nova Canaã, esteve no estande do Detran na Expoferr, nesta quinta-feira, 16, acompanhada pela mãe, Francynara Sousa. A garota aproveitou o momento para conhecer um pouco, de maneira lúdica, sobre como as pessoas devem se comportar no trânsito. “Gostei da minicidade. A tia Andreia [Nicoletti] me ensinou a sinalização correta e a gente também tem que respeitar a faixa de pedestre”, disse Heloyse.
“Não só os adultos, mas as crianças devem ser cidadãos mais conscientes no trânsito, uma vez que o trânsito é um sistema em que todos são responsáveis”, ressaltou a mãe da criança.