Dia da Família lota Parque de Exposições Dandãezinho no feriado

O Dia da Família na Expoferr 2022 destacou muita diversão entre pais e filhos numa programação repleta de entretenimento cultural, dinâmicas educativas, passeio a cavalo, arena do conhecimento, cultura maker, sorteios, atendimento médico, dança, espaço sensorial, contação de histórias e demais atividades especiais.

A iniciativa do Governo de Roraima celebra nesta terça-feira, 15, o sucesso da programação Expoferr 2022 com mais um grande público presente, as famílias, também diante de atrações oportunas que somente um evento desse porte oferece”, comentou a primeira dama Simone Denarium.

 

Equoterapia

No Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal de Magalhães Pinheiro, a programação envolveu o público com necessidades especiais e seus familiares, oportunizando a vivência da cavalgada como método terapêutico.

Segundo a gestora Aline Reis, “Algumas crianças até sentem receio de subir no animal, mas a maioria fica extremamente empolgada com o passeio. E sendo eles um público com mobilidade reduzida ou autismo, o experimento da equoterapia inicia de forma sensível, mas logo eles desenvolvem emoções, estabilidade muscular e postura com o animal”, explicou.

A dona de casa Francinalva Conceição, 43 anos, aproveitou o Dia da Família para curtir a Expoferr com seus seis filhos, sendo três deles autistas. “Os meus filhos adoram as atividades educacionais, principalmente com os animais. O Carlos Eduardo, de 15 anos, também pratica o multifuncional e esportes como forma de socialização, e isso os deixa empolgados”, concluiu.

 

Cultura Primitiva

As tradições indígenas também foram destaque no Dia da Família na programação da SEI (Secretaria Estadual do Índio), onde o artesanato, a culinária, a pecuária, a agricultura e os rituais despertaram o foco do público familiar. “Hoje trabalhamos com 385 comunidades indígenas em Roraima, sendo diversas línguas e costumes de povos que hoje desempenham excelentes resultados produtivos e desenvolvem grandes projetos também alçando inserção econômica no Estado”, comentou Adriana Bezerra, técnica da SEI.

 

Desenvolvimento Rural

Na Rota do Agro, técnicos da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), envolveram as famílias na evolução da produção de grãos em Roraima, no processo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-RR), também sobre os benefícios fiscais da Lei 215 para empreendimentos agropecuários.

De 2019 a 2022, a produção de soja em Roraima evoluiu em 153%, ou seja, passou de 40 mil para mais 101.503 mil hectares. Também são destaque com a produção de milho e feijão os agricultores familiares, que tiveram mais de 800 hectares plantados em 2022, com expectativa de ampliação para 3.000 hectares em 2023”, concluiu Carla Ximenes, técnica da Seadi.