Expoferr 2022 vai movimentar o agronegócio durante cinco dias

Lançada nesta quinta-feira, dia 03, durante coletiva de imprensa, a Expoferr 2022 (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) será de 11 à 15 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado no Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista. O evento, que é uma promoção do Governo de Roraima em parceria com a Federação dos Agricultores do Estado de Roraima, reunirá todos os segmentos da agricultura, pecuária, além de empresas e agências bancárias.

Para o governador Antonio Denarium, a Expoferr 2022 é uma oportunidade de mostrar o avanço do agronegócio em Roraima, que é o Estado que mais cresce em área plantada, este ano por exemplo, estamos colhendo mais de 200 mil hectares de área plantada, ou seja, será uma vitrine de negócios e de desenvolvimento do setor. Serão cinco dias de intensa movimentação comercial, cultural, educacional e tecnológica, tudo voltado para a expansão do agronegócio dentro de um complexo com mais de 240 mil m².

A expectativa do Governo de Roraima para a Expoferr 2022 é que o evento movimente cerca R$ 100 milhões em volume de negócios, e receba mais de 200 mil pessoas no período de 11 à 15 de novembro de 2022. “É o momento que os agricultores têm para expor a produção, como também oportunidade de impulsionar o volume de grãos, a fruticultura, bovinocultura, avicultura, piscicultura e assim fortalecer a nossa economia“, enfatizou o governador Antonio Denarium.

O governador destacou também as ações da gestão para fortalecer o agronegócio, como a regularização fundiária, que garante a segurança jurídica territorial com a entrega de mais de cinco mil títulos definitivos, além de um licenciamento ambiental mais ágil, simplificado e sem muita burocracia, como também a geração de energia elétrica renovável e a aprovação do ZEE [Zoneamento Ecológico-Econômico].

Para o presidente da Faerr, Silvio de Carvalho, a Expoferr 2022 é uma oportunidade, além de comercial, de capacitação para o trabalhador do campo, com palestras, oficinas e outros treinamentos tudo em salas climatizadas e com instrutores qualificados. “Além disso, hoje Roraima tem um pacote de ações e políticas públicas que fortalecem o campo. É um trabalho conjunto com o Governo do Estado que visa o crescimento do agronegócio”, disse.

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Emerson Baú, que é o coordenador da Expoferr 2022, disse que trata-se de um grande evento realizado na região Norte do Brasil voltado para quem produz e investe, buscando ampliar as fronteiras de mercado e encontrar novas linhas de créditos para tornar o ambiente de negócios mais otimista e produtivo.

PROGRAMAÇÃO

Ao longo dos cinco dias de Expoferr 2022, artistas locais e nacionais farão shows nas Arenas Cultural e Rodeio. As atrações nacionais serão divulgadas na próxima semana. Os shows iniciam todas as noites às 22 horas. Um aplicativo e site serão lançados na próxima semana para facilitar a comunicação com o público.

O período também contemplará a colheita da soja, iniciada no mês de setembro. E também, realização cursos, palestras, mostras de maquinários agrícolas, leilões, shows, rodeios, provas equestres, rodadas de negócios, sustentabilidade, inovação, entre outras atividades que potencializam a produtividade em Roraima.

CIRCUITO EXPOFERR

Em 2022, o público presenciará uma nova estrutura operacional na programação do circuito, destacando mais eficiência de integração das áreas produtivas, comerciais e de serviços.

Na divisão logística ficarão segmentadas as seções para exposição de máquinas e implementos agrícolas; Instituições Bancárias; Mercado e Atendimento Pessoal; Estandes de Exposição Pecuária – com baias específicas para bovinos, ovinos, equinos e suínos.

Policiamento e controle de trânsito, com 500 policiais militares destinados aos cinco dias de evento e 53 agentes do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito); Órgãos Públicos; Praça de Alimentação; Pavilhão Internacional; Cerimonial; Espaço Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) – voltado à Agricultura Familiar e Indígena (Secretaria do Índio); Palco de Mostras Culturais; Arena do Conhecimento – dedicada à pesquisa científica, tecnológica e inovação; Área de Leilões e Esfera do Rodeio.

DIA DA FAMÍLIA

A novidade para a edição 2022 da Expoferr é o Dia da Família, que será na terça-feira, 15 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 16h. A programação incluirá: passeio de cavalos, equoterapia, degustação de produtos da agricultura familiar, parque de diversões, apresentação cultural, espaço sensorial, apresentações e cursos, Governo em Ação (com atendimentos e políticas públicas do governo) e apresentação Kennel Club.