Feira evidencia espaços tecnológicos e instiga ideias inovadoras para o mercado

Trazendo novidades diversas, a Expoferr 2022 (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) também destaca os processos tecnológicos e de inovação inseridos no universo Agro. E nesta programação especial, o evento está exibindo os espaços Maker, Hub Innovation, Meetups e Podcast, abrangendo soluções mecânicas, oficinas de impressão 3D, sustentabilidade, robótica, programação, modelagem, workshops temáticos e realidade virtual.

Através da tecnologia, o Governo de Roraima busca ampliar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção primária. “A importância da tecnologia é a chave da renovação em nossa vida. Por meio dela alcançamos patamares nunca antes imaginados. E sem os avanços tecnológicos e de inovação, nosso modo de vida continuaria complexo”, avaliou Reginaldo Rubhi, coordenador de Indústria Criativa e Inovação sustentável, na Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

ESPAÇOS TECNOLÓGICOS

Dentro da programação, a Hub Roraima Innovation apresenta um ambiente de inovação projetado para reunir o público estabelecendo conexões em favor da geração de negócios, estimulando a interação entre os diferentes agentes desenvolvendo ideias institucionais e startups numa superfície de testes tecnológicos em rede.

Com a Dimitra, a missão é auxiliar os agricultores no aumento dos rendimentos, redução de despesas, mitigar riscos e inserir a transformação digital do campo. “A plataforma é construída na tecnologia blockchain e incorpora tecnologia móvel, aprendizado de máquina, dispositivos IOT, imagens de satélite e drone, genômica e pesquisa agrícola avançada”, explicou Rubhi.

Já a Agrosmart – considerada a maior plataforma de agricultura digital de inteligência climática da América Latina – utiliza a tecnologia e o design para acelerar a transição da agricultura em modelos mais produtivos, sustentáveis e resilientes ao clima. “A Agrosmart fornece soluções de monitoramento, reporte e verificação de parâmetros ambientais, sociais e de governança para empresas que visam maior transparência, sustentabilidade e previsibilidade em sua cadeia de suprimentos, bem como o alinhamento frente às práticas ESG”, comentou Rubhi.

E concluindo a programação, a Cultura Maker revela um espaço personalizado na Expoferr 2022, fomentando um ambiente com oficinas criativas, onde são aplicados atividades e projetos interdisciplinares pelo uso da tecnologia. O espaço maker é uma parceria do Governo do Estado, Seadi, Fier (Federação das Indústrias), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria).