O segundo dia da Expoferr Show foi marcado por recordes de público em todas as áreas, de entretenimento a negócios. E, na festa do agro roraimense, os produtores e empresários do Distrito Industrial e de vários municípios também tiveram a oportunidade de receber o título definitivo de suas propriedades e empreendimentos.
O governador Antonio Denarium entregou 115 títulos definitivos de imóveis. Destes, 100 são títulos rurais para produtores de nove municípios, equivalentes a quase 12 mil hectares de terra regularizada; além de 15 títulos do Distrito Industrial. Esta é a primeira das várias etapas de entrega de títulos que devem acontecer durante a feira agropecuária.
Durante a entrega dos documentos, o governador destacou o grande trabalho que vem sendo realizado por meio do programa de regularização fundiária “Aqui Tem Dono”, ao longo de sua gestão. “É o maior programa de regularização fundiária que esse Estado já viu. Eu tenho dito que, onde tiver um palmo de chão a ser titulado, o governo estará lá para regularizar, esse é o caminho do desenvolvimento do nosso Estado, levando segurança jurídica para o nosso produtor produzir com tranquilidade”, destacou Denarium.
Um dos beneficiados com o título definitivo foi Ricardo Silva, produtor de gado do município de Amajarí. Ele disse que já está há mais de 10 anos na propriedade, sempre aguardando a emissão do título. “Significa uma conquista muito grande para todos os produtores do estado de Roraima, que vêm batalhando durante anos para ter essa conquista, poder produzir com mais tranquilidade, sem restrições quaisquer, e melhorar o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, disse o produtor.
Outro beneficiado foi Regis Macedo Braga, produtor do Cantá, cuja propriedade pertence à sua família há mais de 40 anos. “A gente tá há, aproximadamente, 40 anos nessa propriedade. Eu já sou a segunda geração nesta terra e, agora temos, é definitivamente da família. O momento mais aguardado, onde temos segurança jurídica para operar na fazenda, poder produzir com segurança, graças à gestão do nosso governador Antonio Denarium”, disse.
A presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), órgão responsável pela regularização fundiária, Dilma Costa, falou da importância da entrega dos documentos na feira, que reúne um grande número de produtores e investidores da área rural. “É um momento grandioso a festa do agro. E, não poderia faltar o título definitivo que é um marco na história de um produtor rural. Sem o título, ele não consegue empreender, alavancar o seu negócio. Então, a entrega desse título representa o futuro para essas pessoas”, pontuou a presidente.
Ela disse ainda que, até o final da feira, ainda serão entregues, aproximadamente, 350 títulos definitivos para produtores rurais e agricultores de polos produtivos.
LICENÇAS AMBIENTAIS
Ainda na solenidade, o governador realizou a entrega simbólica de quatro licenças ambientais, das mais de 100 que devem ser entregues ao longo da feira, além de 180 outorgas d’água. Serão beneficiados pequenos, médios e grandes produtores dos municípios de Caracaraí, Iracema, Bonfim, Alto Alegre, Mucajaí e Rorainópolis.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Rosiane Menezes
FOTOGRAFIA: Secom-RR