Produção de peixes ganha visibilidade na Feira

A pesca e aquicultura terão lugar cativo na Expoferr 2022 (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima). O pavilhão da Mostra de Piscicultura oferecerá ao visitante a possibilidade de conhecer espécies nativas e exóticas, além de projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no Estado.

Na região Norte, é enorme a variedade de espécies, sendo as mais comuns o tambaqui, dourado, pirarucu, matrinxã e pirapitinga, além dos peixes ornamentais. Na Expoferr, o público poderá observar o trato destas culturas, bem como apreciar a tecnologia que envolve a criação de matrizes e alevinos, reprodução e melhoramento genético, nutrição, aprender ainda sobre a utilização, manejo e conservação adequada de tanques de peixes de geomembrana com alta performance na impermeabilização de superfícies e proteção do solo, tratamento e reuso de efluentes, entre outros temas da aquicultura”, explicou Wolney Costa, técnico da Seadi (Secretaria de Agricultura Desenvolvimento e Inovação).

A programação do ambiente de pesca também contemplará estandes com barcos, motores e artefatos diversos, além de um espaço interativo para o público infantil. “Todo o aparato de serviços da piscicultura ganhará visibilidade na Expoferr 2022. E este será mais um grande evento para a amplitude dos negócios, projeção cooperativa, fomento da Agricultura Familiar e expansão de conhecimentos”, destacou Costa.

Para o titular da Seadi, Emerson Baú, a Piscicultura na Expoferr 2022 demonstrará o desenvolvimento do setor. “Roraima é uma região bastante favorável para a aquicultura, disponibilizando recursos hídricos, clima favorável, mão de obra e crescente demanda do mercado interno. Nesse sentido, o Governo do Estado tem investido bastante na Pesca e Aquicultura, fomentando também tecnologia e inovação para os produtores conquistarem mais eficiência nos sistemas, garantindo sustentabilidade econômica, social e ecológica”, reforçou o secretário.

No Estado, as áreas potenciais para investimento são: Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá e Mucajaí. As chuvas regulares e intensas no período do inverno possibilitam o enchimento dos açudes e a relativa impermeabilidade dos solos, reduz a drenagem mantendo os níveis de água por mais tempo.

 

VANTAGENS DA AQUICULTURA

O Brasil possui 5,5 milhões de hectares em reservatórios de água doce. Com o manejo na Aquicultura, os impactos ao meio ambiente são considerados baixos, segundo o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

A aquicultura possibilita produtos mais homogêneos, rastreabilidade durante toda a cadeia, entre outras vantagens que contribuem para a segurança alimentar no sentido de gerar alimento de qualidade, com planejamento e regularidade.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a aquicultura também é a atividade agropecuária mais expressa em termos de resultados produtivos, respondendo com folga o crescimento populacional, contribuindo para o combate à fome em todo o mundo.

 

AQUICULTURA EM RR

A piscicultura em Roraima tem vantagens estratégicas em relação a outras regiões: Temperatura da água; Ventos e Insolação. Em 2017 o Estado produziu 16 mil toneladas de pescado, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), gerando cerca de R$ 66 milhões que movimentaram a economia roraimense através das atividades pesqueira e de aquicultura. Cerca de 98,7% do peixe produzido no Estado é o Tambaqui, 70% da produção é destinada para Manaus e o restante é consumido em Roraima.

No mesmo período, observou-se a produção da bovinocultura de corte, principal atividade da pecuária do Estado, que injetou um valor próximo a 31 milhões de reais.

 

SERVIÇO

Expoferr 2022

Dias 11 a 15 de novembro

Parque de Exposições Dandãezinho

Monte Cristo, Boa Vista