Vaquejada, rodeios e leilões movimentam a Feira

Diante de uma celebração tão majestosa quanto a Expoferr 2022 – 41ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima, jamais ficariam de fora as provas de rodeio, vaquejada e leilões favorecendo alegria, emoção e entretenimento ao público.

E como de costume nos grandes festivais do agronegócio, o tradicional envolvimento do homem com os animais do campo cria aquela atmosfera rural, tanto nas vestimentas, música, dança, culinária e demais apresentações que acontecem no local. “Dentro da programação equestre teremos provas de tambor, laço em dupla, corrida de cavalo, rodeio com montaria em touros, vaquejada, leilão de bovinos, além da exposição de equinos, bovinos, ovinos, caprinos e cães”, informou a zootecnista Esther Brasil.

Hoje em dia as vaquejadas possuem grande influência econômica nas cidades e os peões são considerados como atletas, o que atrai um número significativo de pessoas apaixonadas pelo esporte para prestigiar os eventos.

Para o secretário estadual Emerson Baú, o rodeio, a vaquejada e os leilões movimentam bastante a economia e cultura dos eventos de grande porte. “Além de reunir as famílias, a oportunidade cria muitos empregos: veterinários, arbitragem, inspetores, locutores, organizadores, segurança, limpeza, apoio de gado, entre outros”, concluiu o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

A Expoferr 2022 acontece de 11 a 15 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, região do Monte Cristo, em Boa Vista. A programação  contará ainda com exposição de máquinas e implementos agrícolas; Instituições Bancárias; Mercado e Atendimento Pessoal; Estandes da Pecuária – com baias específicas para bovinos, ovinos, equinos e suínos; Policiamento; Órgãos Públicos; Praça de Alimentação; Pavilhão Internacional; Cerimonial; Espaço Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) – voltado a Agricultura Familiar e Indígena; Palco de Mostras Culturais; Arena do Conhecimento – dedicada à pesquisa científica, tecnológica e inovação; Área de Leilões e Esfera do Rodeio.

Entre os objetivos da Expoferr estão o fomento a Geração de Negócios; Fortalecimento e Ampliação das Redes de Contatos; Entretenimento e Cultura; Experiência Gastronômica; Visibilidade da Agricultura Familiar e Indígena; Interação Institucional; Capacitação de Produtores; Inovação e Sustentabilidade com Investidores; Mercado Internacional; Resultados da Cadeia Produtiva Rural; Ambiente Familiar; Além de Conforto, Organização e Segurança.

 

PROGRAMAÇÃO ARENA DE RODEIO

Sexta-Feira, 11:

. 10h às 23h, Vaquejada, Arena de Vaquejada;
. 15h às 22h, Prova de Tambor, Arena de Tambor & Laço;
. 19h, Rainha da EXPOFERR, Arena Cultural;
. 23h, Show Nacional, Arena de Rodeio.

Sábado, 12:

. 09h às 22h, Provas de Laço em dupla, Arena de Tambor & Laço;
. 09h às 23h, Vaquejada, Arena de Vaquejada;
. 23h, Show Nacional, Arena do Rodeio;
. 01h, Pós-Show com bandas locais, Arena do Rodeio.

Domingo, 13:

. 15h às 23h, Vaquejada, Arena de Vaquejada;
. 15h às 18h, Corrida de Cavalo, Arena de Corrida de Cavalo;
. 18h às 22h, Rodeio e Provas equestres, Arena do Rodeio;
. 23h, Show Nacional, Arena do Rodeio;
. 01h, Pós-Show com bandas locais, Arena do Rodeio.

Segunda, 14:

. 18h às 22h, Rodeio e Provas equestres, Arena do Rodeio;
. 23h, Show Nacional, Arena do Rodeio;
. 01h, Pós-Show com bandas locais, Arena do Rodeio.

Terça-Feira, 15:

. 18h às 22h, Rodeio e Provas equestres: Arena do Rodeio;
. 23h, Show Nacional: Arena do Rodeio;
. 01h, Pós-Show com bandas locais: Arena do Rodeio.

 

RODEIOS

A origem do rodeio é norte americana, mas no Brasil a paixão dos peões fluiu pela motivação das atividades e brincadeiras diferenciadas com os animais, onde em Barretos, caravanas de muitos lugares do país estacionavam na região trazendo uma centena de peões que – ‘tirando onda’ de cowboy – demonstravam habilidades diversas. Desde então, no decorrer do tempo, surgiu a grande festa de Barretos, que hoje faz parte do circuito internacional dos cowboys.

 

VAQUEJADA

A vaquejada é uma prática esportiva e cultural nordestina, de meados do séculos XVII e XVIII, que consiste em uma dupla de cavaleiros encurralando um boi com estratégia e habilidade, tentando derrubá-lo com as quatro patas para cima em um local demarcado na arena. O batedor de esteira é o vaqueiro responsável por empurrar e direcionar o boi para perto do puxador, que por sua vez é o vaqueiro designado a derrubar o boi no local demarcado.

As vaquejadas acontecem principalmente na região no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia, Sergipe, também na região Sudeste: Rio de Janeiro e em Minas Gerais. A maior vaquejada do Brasil ocorre em Salvador, na Bahia, a Vaquejada de Serrinha.

No Brasil, o esporte movimenta cerca de R$ 800 milhões por ano, gerando mais de 120 mil empregos diretos e 600 mil indiretos. Com cerca de 4 mil provas anuais, os eventos reúnem um público circulante de aproximadamente 700 mil pessoas.

 

SERVIÇO

Expoferr 2022

Dias 11 a 15 de novembro

Parque de Exposições Dandãezinho

Monte Cristo, Boa Vista